A tubulação sch é material essencial para os polos industriais, pois não é apenas um tubo de aço comum. A sua estrutura é ideal para a condução dos mais diferentes materiais nas condições mais extremas, atraindo o mercado por ser versátil.
Tubulação sch, ou tubulação schedule, é um tipo de tubo de aço feito para conduzir gases, líquidos e outros materiais que precisam estar em certas condições. Eles são feitos atendendo as normas para esse tipo de tubulação.
O tubo sch recebe esse nome por conta da variação de grossura das paredes. No mercado é possível encontrar os tamanhos 5, 10, 40, 80, 120 e 160. Dessa forma, você escolhe o tubo que melhor atende suas demandas.
Esse é o principal traço desse tubo, pois essas diferentes grossuras podem conduzir os materiais de maneira correta e segura. Desta forma oferece qualidade e resistência, além de ser muito versátil.
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de conteúdos semanais!
Usar o tubo sch tem várias vantagens, pois são muito resistentes e suportam diversos tipos de materiais. Podemos definir algumas delas como:
Esse tubo é ideal para ficar em locais expostos a diferentes condições, sejam de clima ou de ações físicas. Além disso, esses tubos também podem passar por processos específicos a fim de aumentar a sua duração e resistência.
Muitos setores da indústria utilizam a tubulação sch em seus maquinários, principalmente aqueles que lidam com materiais que não podem sofrer mudanças de temperatura nem de pressão.
Entre as indústrias que mais utilizam estão as de petróleo, açúcar e álcool. Podemos ainda destacar a indústria química, a de mineração, têxtil e de alimentos.
Por aguentar diferentes níveis de pressão, a indústria utiliza esses tubos para transporte de água, ar comprimido e gás. Esses tubos estão, por exemplo, em sistemas de gás encanado que se espalham por grandes distâncias.
Os sistemas de drenagem de água também valem-se desses tubos, pois a alta pressão da água pode afetar outros tipos de tubo com maior facilidade. Além disso, esses tubos não enferrujam.
Os tubos sch também são ideais para conduzir vapor, ora para a função de máquinas, ora para expulsão de gases produzidos em processos químicos.
Na indústria de alimentos os tubos levam leite, suco e outras bebidas, óleos e outras matérias. Além disso, também fazem parte de máquinas que fazem a destilação do álcool.
Esses tubos também estão presentes nos sistemas de extração e nas refinarias de petróleo. Afinal, além de aguentar altos níveis de pressão, também são capazes de conduzir materiais muito quentes.
Outra aplicação possível é nas indústrias química e farmacêutica, pois os tubos sch são ideais para conduzir químicos, ácidos e outros materiais sem que o aço corroa.
Esses tubos podem ser aplicados em vários lugares, pois são capazes de se adaptar a várias condições, sem se danificar e, principalmente, sem alterar a composição dos materiais que passam por eles.
Entre em contato com a nossa equipe e faça um orçamento.