O tubo calandrado é um produto muito presente em instalações industriais e de outros segmentos. Isso se deve ao fato de ter uma boa resistência, além de permitir moldar em vários tamanhos e formatos.
Trata-se de uma peça tubular, feita a partir de uma chapa metálica que é moldada para esse formato. Para garantir a resistência, ela passa por um processo de soldagem, a fim de evitar escape dos materiais que passam por dentro dos canos.
No processo de calandragem, usam-se rolos cilíndricos que pressionam a chapa de metal até que se curve no formato e diâmetro adequados. Com isso, é possível moldar estruturas tubulares para atender todo o tipo de demanda.
O material mais comum para fabricar o tubo calandrado é o aço inox ou de carbono, bem como, a liga de alumínio. Isso se deve ao fato de serem maleáveis, ou seja, são fáceis de moldar em chapas finas e depois curvar para formar o cano.
Esses tipos de compostos também são resistentes e apresentam características como por exemplo:
Vale destacar que de acordo com o tipo de material e instalação, existem normas técnicas que prevêem o tipo de composto e espessura adequados.
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de conteúdos semanais!
Esse item é muito comum na construção civil, por exemplo, para servir como viga em estruturas, bem como dutos e corrimões. Ainda, está presente em empresas de outros segmentos, tais como:
Nesse contexto, o produto pode fazer parte de oleodutos e gasodutos, ou seja, grandes tubulações por onde é transportado óleo mineral ou gás natural.
Também pode ser componente em chassis de veículos, além de sistemas de transmissão e escapamento, por exemplo.
Entre as principais vantagens desse tipo de produto está a redução na necessidade de soldas. Isso porque, quando passa pela pressão durante a calandragem, as extremidades se unem de forma natural.
Mesmo que seja preciso realizar uma soldagem a fim de garantir mais segurança, o acabamento fica muito mais refinado. Além disso, reduz o risco de vazamentos, o que é essencial quando há material inflamável no interior dos dutos.
Como o material é maleável, é possível criar tubos em diversos tamanhos, formatos e espessuras. Embora o modelo cilíndrico seja o mais comum, também pode-se produzir com bordas retangulares conforme a necessidade.
Ao comprar o tubo calandrado para um projeto, é preciso buscar um fornecedor que assegure a qualidade dos materiais que utiliza. Para isso, alguns aspectos podem ajudar a identificar uma empresa confiável, entre eles:
Também é preciso levar em conta se o fornecedor tem expertise no ramo, a fim de indicar o produto certo para cada tipo de uso.
Com esses cuidados, é possível encontrar a solução ideal para cada tipo de projeto e garantir a segurança de funcionários e clientes.
Entre em contato com a nossa equipe e faça um orçamento.