O tubo de aço galvanizado é um material muito utilizado por várias áreas da indústria, pois apresenta várias vantagens. Seus principais atrativos são o custo, a versatilidade de uso e a facilidade de manutenção, evitando gastos com trocas excessivas ou limpezas complicadas.
O tubo de aço galvanizado é um material que passou pelo processo de galvanização. Esses tubos podem ter diferentes diâmetros e comprimentos, assim, se ajustam às necessidades e às finalidades de cada uso.
Saiba que o diferencial deles é a galvanização, que é a aplicação do zinco sobre o aço, conferindo uma maior durabilidade e versatilidade ao material. Existem duas formas de galvanizar as peças, seja a quente ou a frio.
O processo a quente, por exemplo, é uma imersão em um banho de zinco fundido e isso cria uma camada protetora tanto dentro quanto fora do tubo. Esses, por sua vez, são ideais para o uso em equipamentos condutores, seja para sólidos, líquidos ou gases.
A aplicação a frio é uma imersão em solução eletrolítica, que deposita uma camada mais fina apenas no exterior da peça. Esses tubos, então, podem conduzir fios elétricos.
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de conteúdos semanais!
A principal vantagem de se trabalhar com o aço galvanizado é a sua durabilidade com relação ao comum, pois é muito mais resistente à exposição a agentes corrosivos. Pode-se destacar as vantagens de usar esse tipo de tubo como:
Os tubos galvanizados podem ser aplicados em diversos setores da indústria e estão presentes em vários lugares do dia a dia, como em:
Também estão presentes em sistemas de encanamento de água, gás e energia. Ainda na construção civil, pode-se encontrar esses tubos sendo aplicados em construções de pontes, torres de transmissão, estruturas de armazéns e de suporte.
Outro setor que aproveita as vantagens dessas peças é o de petróleo e gás, pois os tubos são capazes de aguentar a exposição a esses elementos e possuem uma longa duração.
O ramo agrícola também utiliza os tubos, por exemplo, em sistemas de irrigação, em equipamentos que conduzem sementes e outros sólidos, em cercas e estufas.
Por último, pode-se citar também o seu uso em transportes, como na estrutura de carros, ônibus e trens, em suportes e barras de proteção.
Para preservar o tubo de aço galvanizado é importante realizar limpezas e inspeções de tempos em tempos. Apesar de ser durável, é necessário ter alguns cuidados para manter a sua qualidade.
É recomendado realizar a limpeza para remover sujeira, poeira ou outro resíduo acumulado. Limpe com água e sabão neutro, por exemplo, evitando produtos mais agressivos.
Fique de olho em sinais de desgastes, danos ou corrosão. Para aumentar a proteção, aplique uma tinta de zinco ou um outro produto adequado.
Outra dica com relação ao manuseio do tubo para evitar danos mecânicos é evitar arrastá-lo ou empilhá-lo de qualquer maneira. Isso, sem dúvida, pode fazer com que a peça dure mais.
Entre em contato com a nossa equipe e faça um orçamento.