O perfil retangular é visto com frequência na construção civil, para montagem de estruturas, por exemplo. Ele apresenta um bom custo-benefício, uma vez que tem ótima capacidade de carga e alta durabilidade.
Essa é uma peça de metal semelhante a um tubo, com o interior vazado, mas com as bordas angulares. De acordo com o tipo de uso e carga que vai incidir sobre ele, pode ter variações na composição e espessura.
Há vários métodos para produzir um perfil retangular, dentre eles a laminação a quente, por exemplo, que permite chegar a espessuras mais finas. Nesse caso, o metal é aquecido a uma temperatura muito alta e submetido à pressão para moldar no formato que deseja.
A extrusão é outra técnica comum para a produção, para criar peças inteiriças com o interior vazado. Isso porque, o metal é aquecido, e em seguida, um molde passa por dentro da peça para criar o vão interno do tamanho e espessura desejados.
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de conteúdos semanais!
O principal uso desse tipo de item é na construção civil, para dar suporte, bem como, fazer parte da estrutura, como por exemplo em:
Ele também pode servir para compor a estrutura de móveis como estantes, mesas e prateleiras, em um estilo mais industrial.
O composto mais comum para fabricar o perfil retangular é o aço, porque tem menor custo e garante uma boa resistência. Esse metal é bem sólido e suporta cargas maiores, além de ter menos risco de sofrer corrosão.
Nos casos em que é preciso ter um material mais leve, outra boa opção é o uso do alumínio, que é mais maleável. No entanto, ele tem um valor mais alto, e não suporta tanto peso.
O peso que cada peça suporta depende de alguns aspectos, como a espessura, composto metálico, bem como:
No projeto estrutural de uma construção, por exemplo, o profissional consegue calcular a carga que estará sobre a estrutura. Então, é preciso analisar as normas técnicas vigentes para definir qual é o produto certo para cada situação.
O principal ponto a observar é se o produto atende às normas técnicas vigentes, porque isso garante mais segurança ao projeto final. É essencial procurar um fornecedor de confiança, por isso, alguns aspectos importantes são:
Mesmo que o preço seja um fator importante na decisão, é preciso lembrar que ter um material de boa qualidade previne gastos futuros com manutenção. Além disso, pode prevenir acidentes e perdas que gerem um prejuízo ainda maior.
Nesse contexto, é válido pesquisar e comparar as opções, bem como, negociar prazos e formas de pagamento para garantir uma compra segura e em boas condições.
Entre em contato com a nossa equipe e faça um orçamento.