As flanges de aço carbono são peças essenciais em sistemas de tubulação e graças às vantagens que o material possui, como sua versatilidade que vale a pena o investimento. Então, entenda melhor sobre esse tipo de material e as normas que o acompanham.
As flanges de aço carbono são peças usadas em tubulações para conectar dois trechos de tubos ou para conectar tubos a equipamentos. Além disso, são fabricadas por um material resistente e durável, capaz de suportar altas temperaturas e pressões.
Elas possuem um formato circular, com um aro plano e vários furos para parafusos, que permitem fixar os trechos de tubos ou equipamentos.
Usam elas em indústrias como a petroquímica, alimentícia, farmacêutica e de papel e celulose. Visto que são importantes para garantir a segurança e eficiência das tubulações.
Os flanges são importantes para conectar tubulações e existem vários tipos disponíveis, com variações de 150 a 1500 LBS.
Os principais tipos são: liso, cego, pescoço, roscado, sobreposto, solto e encaixe de solda. Você pode encontrá-las em aço carbono ou inox e em ligas especiais.
O Flange de pescoço possui opções de junta anel, ressalto ou liso e as classes disponíveis são 150, 300, 600, 900, 1500, 2500 - API 2000, 5000, 10000 e 15000.
De acordo com as normas NACE MR0175 e CRC, que classificam os diferentes tipos de flanges, a escolha do tipo de flange adequado é importante para garantir a segurança e eficiência nos sistemas de tubulação.
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de conteúdos semanais!
Tem 3 normas para as quais se deve atentar: ANSI, DIN e AWWA. Cada uma tem suas características que mudam entre elas.
A primeira é uma organização dos Estados Unidos que trabalha para estabelecer e coordenar padrões da indústria com base em normas internacionais. Ou seja, ela trabalha como um corpo de confiança para os outros.
Por sua vez, o DIN é um instituto da Alemanha que tem como objetivo padronizar os processos e tecnologias do país. Com mais de 30.000 padrões DIN, ele estabelece cobertura para diversos produtos e tecnologias, incluindo normas e padrões de flanges.
A AWWA é uma organização sem fins lucrativos que se dedica à gestão e tratamento da água, considerado o recurso mais importante do mundo. Dessa forma, dá para perceber que é fácil se perder e por isso é bom ter uma empresa responsável para cuidar disso.
As flanges de aço carbono são responsáveis por fazer a conexão entre duas tubulações ou entre uma tubulação e um equipamento, como uma válvula ou um medidor de fluxo. Também usam elas como junta de vedação, evitando vazamentos de materiais.
Elas possuem vários tamanhos e classes de pressão, para atender às necessidades de cada aplicação específica. Além disso, usam chapas de aço de carbono na sua criação, que são cortadas e usinadas para atender às especificações de cada finalidade.
As dimensões e as espessuras das flanges possuem um padrão para caso haja algum problema na peça vai poder trocar entre diferentes fabricantes e fornecedores.
As flanges também têm importância econômica, já que usam em sistemas de grande porte, como refinarias, indústrias químicas e petroquímicas, e em projetos de construção civil, como redes de distribuição de água e gás.
Por isso, deve-se escolher com cuidado e fabricadas com alto padrão de qualidade, para garantir a segurança e a eficiência do sistema em que vão ser utilizadas.
Graças ao material usado na fabricação, as flanges são duráveis, resistentes e econômicas em comparação com outros materiais.
O aço carbono é fácil de encontrar, bem como é fácil de se trabalhar, o que reduz os custos de fabricação. Além disso, têm uma vida útil prolongada, pouca manutenção.
Devido à sua durabilidade, resistência a altas pressões e temperaturas, além da facilidade de uso e instalação, essa peça se torna versátil.
Também está disponível em diferentes tipos e tamanhos, sendo ideais para sistemas hidráulicos e de vapor em várias aplicações industriais.
Elas são resistentes à corrosão e oxidação devido à sua composição química e possuem uma superfície durável e resistente a danos mecânicos e abrasão.
Como resultado, têm vida útil longa e não requerem manutenção frequente. No entanto, para garantir a operação adequada e a segurança das flanges, deve-se fazer a manutenção adequada.
Entre em contato com a nossa equipe e faça um orçamento.