A chapa de aço galvanizado é uma ótima solução para diversos setores da indústria, pois este material possui um ótimo custo-benefício. Suas propriedades garantem uma maior resistência e oferecem uma gama de usos para a fabricação de inúmeros produtos.
A chapa de aço galvanizado é um metal que passou pelo processo de laminação e depois foi galvanizado. Nesse sentido, saiba que há peças em diferentes espessuras e o mais importante, com maior durabilidade.
A laminação do aço carbono pode ser feita a quente ou a frio, o que garante que as chapas sejam produzidas em diferentes espessuras e texturas. Além disso, o mercado também oferece esses itens em vários tamanhos, de acordo com a demanda.
Já a galvanização é o processo de imersão da chapa de aço em um banho de zinco, tornando-o mais resistente às ações do tempo, como a exposição direta à umidade. Dessa forma, o material resiste mais à oxidação.
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de conteúdos semanais!
Existem várias vantagens em usar esse aço, pois a camada de zinco serve como uma proteção para ele, impedindo que este se danifique ao entrar em contato com o ar e a umidade. Ou seja, evita que ele enferruje com facilidade.
Outro ponto positivo é a maior resistência às ações físicas, já que o zinco irá corroer antes do aço em casos de exposição por cortes, por exemplo. Desta forma, o aço com banho de zinco é uma ótima solução para produtos que precisam ficar ao ar livre.
O aço galvanizado também oferece isolamento térmico e sonoro, ampliando ainda mais os usos desse material em vários setores da indústria.
A chapa de aço galvanizado é muito comum nos setores agrícola e da construção civil. Outros ramos da indústria que utilizam o material são:
Esse tipo de chapa é muito versátil e tem bom custo-benefício, o que atrai diversos mercados. Portanto, é possível aplicar em uma ampla gama de produtos e também combinar com vários materiais.
A chapa de aço tem diferentes aplicações em diversos setores. Seus usos, aliás, são em equipamentos industriais, bem como, em produtos consumidos por compradores finais.
O setor agrícola usa as chapas em estruturas para galpões, estufas, na construção de silos e outros equipamentos. A escolha do aço galvanizado nesse setor se deve, acima de tudo, pela resistência a umidade e a produtos químicos.
Outro uso possível para as chapas é na indústria de energia, na construção de estruturas para painéis solares e também em torres eólicas. Do mesmo modo, a construção civil utiliza a chapa em:
Muitos eletrodomésticos também possuem as chapas de aço em sua composição, como geladeira, fogão, máquina de lavar, secadora, ar-condicionado. Além disso, a indústria de automóveis também utiliza essas peças em carros, caminhões e outros veículos.
As aplicações são incontáveis e servem não só para a indústria, mas também para usos caseiros. Seja para a produção em larga escala ou soluções criativas, as chapas de aço sempre são uma boa opção.
Entre em contato com a nossa equipe e faça um orçamento.